23 de fevereiro de 2010

Vestuário e o Caráter


Cristo é o exemplo a ser seguido...

Seu caráter: humilde, manso, submisso as vontades do Pai, modesto...

E nós meros cristãos, pecadores, ainda em nosso coração habita o orgulho, orgulho da pessoa que somos, do conhecimento adquirido, da beleza, da riqueza, orgulho da profissão, da escola, da familia... orgulho até mesmo por possuir a Palavra de Deus.


Há uma necessidade do povo de Deus em manifestar o caráter de Cristo, e de representá-lo perante um mundo, onde os princípios estão baixos e em baixa.

Devemos compreender que o vestuário adequado, caracteríza um povo: o povo de Deus.


Um ponto sobre que cumpre instruir os que abraçam a fé é o vestuário - assunto que deve ser cuidadosamente considerado da parte dos recém-conversos. Revelam vaidade no tocante à roupa? Acariciam o orgulho de coração? A idolatria praticada em matéria de vestuário é enfermidade moral; não deve ser introduzida na nova vida. Na maioria dos casos a submissão às reivindicações do evangelho requer uma mudança decisiva em matéria de vestuário. Evangelismo, 268.5

Para os que fazem dos princípios do Salvador a sua guia, quão preciosas são Suas palavras de promessa: "E quanto ao vestuário, por que andais solícitos? ... Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós? ... Não andeis, pois, inquietos, dizendo: ... Com que nos vestiremos? ... Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; mas buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Mat. 6:28, 30-33. A Ciência do Bom Viver, 289.3

"Pelos seus frutos os conhecereis." Mat. 7:20. O adorno interior de um espírito manso e quieto é inestimável. Na vida do verdadeiro cristão o adorno externo está sempre em harmonia com a paz e a santidade internas. "Se alguém quiser vir após Mim", disse Jesus, "renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-Me." Mat. 16:24. O sacrifício e a negação do eu assinalarão a vida do cristão. E a evidência de que o gosto está mudado será vista no vestuário de todo aquele que anda na vereda aberta para os redimidos do Senhor. Atos dos Apóstolos, 523.3

O caráter de uma pessoa é julgado pelo aspecto de seu vestuário. Um gosto apurado, um espírito cultivado, revelar-se-ão na escolha de ornamentos simples e apropriados. A simplicidade no vestir, aliada à modéstia das maneiras, muito farão no sentido de cercar uma jovem com aquela atmosfera de sagrada reserva que para ela será uma proteção contra os milhares de perigos. Educação, 248.6


Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. I Samuel 16:7
O mínimo que podemos fazer, como agradecimento, como seguidores... é abrir mão do nosso eu, abrir mão de sermos orgulhosos, abrir mão da vaidade, afim de deixar Deus, substituir nosso coração de pedra por um coração de carne (Ez 36:26), um coração grato que reflete Seu caráter.
Porque Cristo nos pede: "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." Mt 5:48

Nenhum comentário:

Postar um comentário