1 de janeiro de 2011

Vaso de Oleiro


E um novo ano inicia, e um velho ano se vai...e com ele, as lembranças dos momentos vividos e os erros cometidos.

Há uma necessidade de mudança para o Povo de Deus! E o dia de começar é hoje!
Não porque é o primeiro dia do ano, mas porque é uma atitude a ser tomada no tempo presente.


Jeremias 18:1-6
A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.


Para um oleiro formar um vaso, ele precisa de matéria prima: argila, barro.
Um bom oleiro faz a extração da argila, porque ele sabe qual material é bom, ideal para a sua obra. E para isso, ele deve entrar até o lamaçal, o lodo.

Pense um instante: o Grande Artífice desceu até o lodo mau cheiroso para resgatar a matéria-prima para concluír a Sua obra. Ele sabia que você seria um vaso de honra, ele conhece o teu coração e sabe o potencial que tens. E é por isso que ele te chamou das trevas para a sua gloriosa Luz.

Após a extração, o barro passa pelo processo de amassamento, na qual o barro é batido e amassado até que saiam todas as impurezas, é indispensável.

Nós como barro também devemos passar por este processo, é doloroso, porém é indispensável tirar todas as nossas impurezas: vaidade, orgulho, vícios e gostos por certas músicas, roupas, comidas ou conversas. Há muitas pessoas que desistem nesta etapa. Deixe o Oleiro colocar as Suas poderosas mãos sobre você e verás que ainda há coisas que devem ser retiradas para que possamos ter comunhão com Ele e assim, aquele que quer fazer a grande obra em você, depositará confiança e fé de que você dará um bom vaso.

O oleiro começa a moldar o barro, e vai moldando de dentro para fora até obter uma forma. Divíde-o e volta a juntá-lo. Molda-o, alisa-o.

Não é por acaso que Deus mostra isso a Jeremias: Verdadeiramente, Deus conhece o nosso coração, somos moldados de dentro para fora, e a mudança interior reflete no exterior.

Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo. Pv 23:7
E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ez 36:26
Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. Mt 12:34


Para perder o mau cheiro, finalizar o processo de purificação, secar o barro e definí-lo definitivamente o vaso é posto em uma fornalha e é deixado lá por cerca de vinte e quatro horas. Assim como o ouro, quanto mais tempo ele fica no fogo, maior o seu quilate.

Assim somos nós, precisamos passar pelo fogo para sermos refinados, para perdermos aquele mau cheiro, para secarmos para o mundo, para finalizarmos nosso processo de purificação e enfim, definirmos o nosso caráter. Caráter este, moldado pelo Criador.

O Oleiro retira do fogo a sua obra prima e fica contente, vê que o vaso feito é resistênte, puro e que venceu todos os processos e verdadeiramente é um vaso novo.
Vitória sobre o pecado, assim como Cristo venceu e porque Cristo venceu por nós.

Deus aguarda que você se entregue a Ele, para que Ele possa torná-lo um obra prima na Sua maravilhosa mão. Deus te ama tanto, que lhe dá essa oportunidade, porque Deus vê além. Deus conhece o teu potencial, a tua capacidade de se agarrar as promessas de que pode vencer o mundo e tudo o que nele há.
Cristo deseja que o seu coração seja trasnformado, e assim, todo o teu ser será transformado. O seu caráter será transformado ao caráter de Cristo.

Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR.

Basta que você aceite que Ele transforme todo o teu ser e Ele irá mudar os teus gostos e as tuas preferências. Deus faz isso com alegria, veja em Judas 24.

Não procuremos fazer a obra do oleiro, compete-nos simplesmente deixar-nos moldar pelo Supremo Artífice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário