14 de abril de 2010

Livros de Ellen White são para que época afinal?

Muitos dizem que os livros de Ellen G. White não são para nossa época... são para os tempos dela.
Quantas vezes já ouvi esta afirmação. Também a bíblia, são para os tempos do antigo Israel e para o tempo dos discípulos? São afirmações comuns, porém devemos atentar que é a voz do Senhor através da palavra inspirada e escrita.

Devemos sim analisar o contexto ou motivo pela qual foi escrito... por exemplo, nenhuma mulher precisa ir de véu a igreja certo? Paulo escreveu para aquela época, para as mulheres "de rua" que se convertiam (elas tinham a cabeça raspada para serem diferenciadas) para não escandalizar ou chamar a atenção. Igual forma, não há mais necessidade de circuncisão. Porém, quando muito repetido algo, seja na bíblia ou mesmo no espírito de profecia é para dar enfâse, destaque, atenção especial. Assim sendo, há vários livros sobre alimentação e sáude inspirados por Deus... para qual época? Para todas as épocas, mas principalmente a nossa época... o tempo do fim. Igual forma os conselhos bíblicos do novo e antigo testamento. Vamos ver o que Deus inspirou Ellen G. White a escrever sobre reforma no vestuário. Para que época? Todas... qualquer semelhança com a atualizada, tenha certeza, não é mera semelhança.


Não devem os cristãos dar-se ao trabalho de se tornar objeto de estranheza por se vestirem diferentemente do mundo. Mas se, em harmonia com sua fé e dever em relação ao seu traje modesto e saudável, eles se virem fora de moda, não devem mudar sua maneira de vestir a fim de serem semelhantes ao mundo. Devem, porém, manifestar uma nobre independência e coragem moral para serem corretos, mesmo que todo o mundo deles difira. Se o mundo introduzir uma moda de vestuário modesta, conveniente e saudável, que esteja de acordo com a Bíblia, não mudará nossa relação com Deus ou com o mundo, o adotarmos essa moda de vestuário. Devem os cristãos seguir a Cristo, conformando seu traje com a Palavra de Deus. Devem fugir dos extremos. Devem humildemente seguir um procedimento retilíneo, independente de aplauso ou de censura, e devem apegar-se ao que é direito, pelos simples méritos do direito.
Devem as mulheres agasalhar seus membros com vistas à saúde e ao conforto. Precisam ter os membros e os pés tão bem agasalhados como os têm os homens. O comprimento do vestido da mulher da moda é objetável por várias razões:


1. É extravagante e desnecessário ter o vestido tão comprido que varra as calçadas e ruas.


2. Um vestido desse comprimento apanha o orvalho da relva e a lama da rua, o que o torna desasseado.


3. Em seu estado de sujeira ele entra em contato com os sensíveis tornozelos, que não são protegidos suficientemente, esfriando-os logo, sendo isso uma das maiores causas de catarro e de inflamações escrofulosas, pondo em perigo a saúde e a vida.


4. O desnecessário comprimento aumenta o peso sobre os quadris e os órgãos internos.


5. Dificulta o andar, incomodando muitas vezes os outros.


Há ainda outra moda de vestido que é adotado por uma classe de pessoas chamadas reformadoras do vestuário. Imitam o sexo oposto, o mais possível. Usam casquete, calças, colete, casaco e botas, sendo esta a peça mais sensata do traje. Os que adotam e defendem esta moda, estão levando a chamada reforma do vestuário a extremos muito objetáveis. Confusão será o resultado. Alguns dos que adotam este traje podem estar corretos em seus pontos de vista gerais quanto à questão da saúde, e poderiam ser instrumentos na realização de muito maior soma de bem se não levassem a tais extremos a questão do vestuário.
Nessa moda de vestuário foi invertida a ordem de Deus, e desrespeitadas Suas direções especiais. Deut. 22:5: "A mulher não usará roupa de homem, nem o homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor, teu Deus." Esta moda de vestuário Deus não deseja que Seu povo adote. Não é traje modesto, e absolutamente não se adapta a mulheres modestas e humildes, que professam ser seguidoras de Cristo. As proibições de Deus são consideradas levianamente por todos os que advogam a remoção da diferença de vestuário entre homens e mulheres. As posições extremas assumidas por alguns reformadores do vestuário sobre este assunto anulam sua influência.
Designava Deus que houvesse clara distinção entre o vestuário do homem e da mulher, e considerou a questão de bastante importância para dar direções explícitas a esse respeito; pois se ambos os sexos usassem o mesmo vestuário isto causaria confusão, e grande aumento de crime. Paulo pronunciaria uma repreensão, fosse ele vivo hoje, se contemplasse mulheres que professam piedade usando esta moda de vestuário. "Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas.)" A massa dos professos cristãos desrespeita completamente os ensinos dos apóstolos, usando ouro, pérolas e vestuário dispendioso.
O leal povo de Deus é a luz do mundo e o sal da Terra. E devem sempre lembrar-se de que sua influência é de valor. Se trocassem o vestido extremamente comprido, por outro extremamente curto, destruiriam, em grande parte, a sua influência. Ficariam escandalizados os descrentes, a quem é seu dever fazer benefício e procurar levar aos pés do Cordeiro de Deus. Muitos melhoramentos podem ser feitos no vestuário das mulheres, com referência à saúde, sem fazer mudança tão grande que aborreça os circunstantes.


Mensagens Escolhidas - Volume 2, pág 477 e 478


O Senhor designou até mesmo o comprimento da saia, será que Ele não está preocupado com vestuário então?

Que possamos orar a Deus, e humildemente pedir a Ele que nos mostre o que é correto perante Seus olhos, para que possamos representar a Cristo a qualquer e todo momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário