21 de setembro de 2010

Virtude e Santificação




Nesta sociedade confusa moralmente, fácil é perder de vista aquilo que não muda, aquilo que Deus quer que o homem seja: virtuoso. Sem virtude é impossível ser santo.


Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo. Levítico 19:2


Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16


Deus nunca pediu de seus filhos o impossível, nem tentação maior do que podemos resistir Ele permite, quem dirá pedir o que é impossível! Deus pede que sejamos santos, pede que nos entreguemos nas mãos de Deus e que sejamos irrepreensíveis, santos, perfeitos, sem mácula.


Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Lucas 18:8


Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Provérbios 31:10


Se não crermos no poder transformador de Deus, se não crermos que Jesus veio a esta terra, deixou seu manto celestial para ser um homem em carne pecaminosa como nós, venceu o pecado, guardou a Lei, andou em perfeita justiça... como poderei eu vencer sem crer nisso?


Modéstia é uma virtude que está subordinada à virtude cardeal da temperança. Mas além da modéstia, está presente também a virtude castidade. Ambas caminham juntas. Não é à toa que quando a castidade deixa de ser algo belo (para a sociedade) e se tranforma em algo "quase impossível de se viver" a modéstia (na maneira de se vestir, falar, gesticular…) também deixa de brilhar e se torna algo "quase irreal". É praticamente impossível ser casta (o) sem ser modesta (o) ou vice-versa. E Santo Tomás, ao explicar a conexão íntima entre todas as virtudes nos diz a razão disso: uma virtude leva a outra, assim como um vício leva ao outro. (Blog católico: http://modaemodestia.com.br/blog/beleza/virtude-da-modestia)


Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8


Nenhuma virtude é fácil de ser vivida, sozinho. Porém, tudo posso em Cristo que me fortalece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário