21 de setembro de 2010

Virtude e Santificação




Nesta sociedade confusa moralmente, fácil é perder de vista aquilo que não muda, aquilo que Deus quer que o homem seja: virtuoso. Sem virtude é impossível ser santo.


Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo. Levítico 19:2


Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16


Deus nunca pediu de seus filhos o impossível, nem tentação maior do que podemos resistir Ele permite, quem dirá pedir o que é impossível! Deus pede que sejamos santos, pede que nos entreguemos nas mãos de Deus e que sejamos irrepreensíveis, santos, perfeitos, sem mácula.


Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Lucas 18:8


Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Provérbios 31:10


Se não crermos no poder transformador de Deus, se não crermos que Jesus veio a esta terra, deixou seu manto celestial para ser um homem em carne pecaminosa como nós, venceu o pecado, guardou a Lei, andou em perfeita justiça... como poderei eu vencer sem crer nisso?


Modéstia é uma virtude que está subordinada à virtude cardeal da temperança. Mas além da modéstia, está presente também a virtude castidade. Ambas caminham juntas. Não é à toa que quando a castidade deixa de ser algo belo (para a sociedade) e se tranforma em algo "quase impossível de se viver" a modéstia (na maneira de se vestir, falar, gesticular…) também deixa de brilhar e se torna algo "quase irreal". É praticamente impossível ser casta (o) sem ser modesta (o) ou vice-versa. E Santo Tomás, ao explicar a conexão íntima entre todas as virtudes nos diz a razão disso: uma virtude leva a outra, assim como um vício leva ao outro. (Blog católico: http://modaemodestia.com.br/blog/beleza/virtude-da-modestia)


Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8


Nenhuma virtude é fácil de ser vivida, sozinho. Porém, tudo posso em Cristo que me fortalece!

5 de setembro de 2010

Modéstia e Romance: Pedras estão falando

Vídeo católico sobre modéstia. Entendendo o cérebro masculino. Vídeo é ótimo.

Materia sobre modéstia de um blog católico: as pedras estão falando!




Perguntam as mulheres…

” Eu não entendo a questão da modéstia. Se um cara tem uma imaginação má, isso é problema dele e não meu. Porque é que tenho de me vestir de uma certa forma por causa dele? “

Se você for uma mulher jovem que tenha se cansado do modo como os caras muitas vezes tratam as mulheres, e perguntou o que poderia ser feito para restaurar um sentimento de respeito, saiba que sua arma número um para reformar o mundo é a modéstia.

O problema é este: Muitos homens hoje não sabem como se relacionar com as mulheres. Mas, o remédio para esta doença está nas mãos das mulheres. “Em última análise, parece que só os homens podem ensinar outros homens como se comportar em torno de mulheres, mas os homens têm de ser inspirados pelas mulheres em primeiro lugar, inspirados o bastante para pensar que vale a pena serem corteses com as mulheres”. (1)

Como isso vai acontecer? Bem, as mulheres jovens tendem a estar conscientes de que têm o poder de seduzir um homem. Mas algumas meninas estão conscientes de que a sua feminilidade pode ser usada para educar um rapaz. Pela forma como se veste uma menina (para não falar do jeito que ela dança), ela tem uma extraordinária capacidade para moldar um homem em um cavalheiro ou em uma besta.

Eu tenho lido dezenas de milhares de páginas sobre teologia e sexo, mas eu nunca aprendi como tratar uma mulher até que eu tive um encontro com uma que se vestia modestamente. Foi cativante, e eu percebi pela primeira vez que a roupa imodesta impede de ver uma mulher por quem ela é. Trajes imodestos podem atrair um homem pelo corpo da garota, mas desviá-lo de vê-la como uma pessoa. Nas palavras de um homem, “Se você quer um homem para respeitar-te, e talvez até se apaixonar por você, então você deve mostrar a ele que você se respeita e que você reconhece a sua dignidade diante de Deus“. (2)

Quando uma mulher veste-se modestamente, inspira o homem de uma forma que eu não estou envergonhado de dizer que eu não consigo explicar. Eu suponho que é seguro dizer que isso transmite o seu valor para nós. Quando uma mulher veste-se modestamente, eu posso levá-la a sério como uma mulher porque ela não está preocupada com clamar por atenção. Tal humildade é radiante. Infelizmente, muitas mulheres estão tão preocupadas em virar a cabeça dos homens que elas ignoram o seu poder de transformar os nossos corações.

Às vezes feminilidade é confundida com fraqueza, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Uma mulher que é verdadeiramente feminina está bem ciente de que ela poderia se vestir como uma coleção de partes do corpo, e receber inúmeros olhares dos rapazes. Mas ela tem a força para deixar algum espaço para o mistério. Ela vale esperar para ver, e ela sabe disso. Ela confia no tempo de Deus, e ela sabe que não precisa embasbacar homens, a fim de capturar a atenção do homem que Deus tem planejado para ela.

O Papa João Paulo II disse na sua carta sobre a dignidade das mulheres, “Está chegando a hora em que a vocação da mulher será reconhecida em sua plenitude, a hora em que as mulheres adquirem no mundo uma influência, um efeito e um poder até então nunca alcançado. É por isso que, neste momento, quando a raça humana está sofrendo uma transformação tão profunda, as mulheres imbuídas de um espírito do Evangelho podem fazer muito para ajudar a humanidade a não cair.” (3)

Então, o que é modéstia? Para começar, não é sobre parecer tão feio quanto possível. Trata-se de tomar a beleza natural da mulher, e utilizá-la para irradiar uma mensagem mais profunda sobre a sua identidade. Ela é uma filha do rei do céu, e os seus trajes, posturas, maneirismos não devem distrair disso. Ela está consciente de que seu corpo é um templo do Espírito Santo, e que seu ventre (e seu corpo inteiro) é sagrado. Isto traz uma certa humildade do corpo, uma vez que humildade é a atitude correta perante a grandeza. Neste caso, é a grandeza de ser feita à imagem e semelhança de Deus.

Isso não é um “eu sou mulher, ouça-me rugir!”, mas um sentimento sereno de não necessitar buscar cegamente a atenção. Claro, a maioria dos caras vai ficar de boca aberta para a mulher que se veste de maneira provocante, mas no seu coração, você quer atrair olhares estúpidos ou quer ser amada? Você quer amor verdadeiro. Mas quando uma menina se veste imodestamente ela muitas vezes não percebe que está atirando no próprio pé, para encontrar a intimidade que ela anseia. Quando uma mulher usa roupas que não podem ser mais apertadas sem que cortem a circulação sanguínea, ela está enviando uma mensagem clara aos rapazes. Esta mensagem diz: “Ei rapazes, a melhor coisa sobre mim é o meu corpo.” Eles olham, e provavelmente irão concordar. Portanto, se o seu corpo é a melhor coisa sobre ela, toda sua essência está decaída. Se isso é o melhor que ela tem para oferecer, então por que ele deveria querer conhecer o seu coração, seus sonhos, seus medos, e sua família? Ele quer conhecer o seu corpo.

Vestir-se imodestamente também prejudica as chances de uma garota ser amada, devido ao tipo de pessoa que será atraída para ela, e como irá tratá-la. Pela maneira como a garota se veste, ela envia um convite silencioso para os homens para tratá-la do jeito que ela aparenta ser. Por exemplo, considere uma revista que eu vi recentemente em um quiosque no aeroporto: Na capa era uma mulher vestindo uma saia curta que poderia ser confundida com um cinto largo. Seu top hermeticamente apertado era apenas do tamanho de um guardanapo desdobrado, e em grandes letras em negrito em toda a superfície da blusinha estava escrito “Suzie (ou qualquer que seja o seu nome – Não me lembro) quer que os homens a respeitem!”. Eu desejei-lhe boa sorte e caminhei para o meu portão de embarque (depois de cobrir a revista com algumas edições da Quilty Digest. Considero isto uma obra de misericórdia – vestir os nus). Embora uma garota mereça respeito, não importa o que ela use, um rapaz pode dizer o quanto uma garota respeita a si mesma pelo modo como ela está vestida. Se ela não respeita a si própria, provavelmente os homens irão se guiar por sua conduta.

Eu realmente acredito que, no coração de uma mulher, não há desejo de parecer sexy. Existe um desejo de receber atenção, carinho e amor? Certamente. Mas, existe um desejo de ser reduzida a um objeto sexual? Nenhuma garota quer isso, mas muitas o fazem para receber gratificação emocional. Agora, quando uma garota coloca uma blusinha apertadíssima deixando a barriga de fora e mostrando o umbigo, ela não está pensando em como pretende levar os homens ao pecado. A garota pensa, “A mulher na capa da revista usou isso, e isso faz com que os homens virem-se para olhar. Então, se eu usar isso, vão olhar para mim, e eu poderia conhecer um cara legal”. De forma mais simples: “Eu quero ser amada.”

Então, vamos assumir que uma garota vestida provocadoramente atravesse o caminho de um homem realmente bom. O homem que ela anseia encontrar não é melhor por causa da sua roupa. Devido ao fato dos homens serem mais estimulados visualmente do que as mulheres, a falta de pudor pode facilmente acionar pensamentos concupiscentes. Quando um homem impuro abriga estas idéias que vêm à mente, a nossa sensualidade nos separa de Cristo, fonte de amor incondicional. Será que uma mulher realmente deseja separar os homens da fonte do amor incondicional que ela busca? Se não, então porque não optar pela roupa mais modesta? Não há nada de errado em usar coisas que fazem você parecer atraente, mas como uma mulher cristã, roupas sedutoras e sexy não devem ser parte do seu armário. Se o seu coração está dizendo, “Isso é muito curto?” ou “Isto parece muito apertado?” Ouça essa voz, porque ela já respondeu a sua pergunta.

Peço-vos para ouvir esta voz para seu bem e para o nosso. Para o seu bem, saiba que como um fosso rodeia um castelo, a modéstia guarda o tesouro da castidade. Para o nosso próprio bem, lembremos quando Caim matou Abel lá em Gênesis: quando Deus perguntou onde estava seu irmão, Caim respondeu, “Eu sou o guardião do meu irmão?” Da mesma maneira, é muito fácil para os rapazes e as moças eximirem-se da responsabilidade que temos de levar um ao outro para a pureza. Precisamos adotar a atitude de São Paulo Apóstolo, e viver de forma a não fazer nada que provoque o tropeço de seu irmão (Rom. 14,21).

Algumas garotas gastam mais energia tentando fazer com que os rapazes as notem (mesmo que elas não tenham interesse nos caras) do que tentando centrar a atenção de jovens homens em Deus. Como uma mulher de Deus, use a beleza de sua feminilidade para capturar almas para Deus. Não há nenhum problema com parecer atraente. Os problemas surgem, porém, quando o vestuário (ou a falta dele) é usado de uma forma desonesta, ou quando uma pessoa cai em vaidade e excesso de preocupação com parecer perfeita. Seu corpo é precioso aos olhos de Deus, e você não precisa parecer uma deusa para merecer amor.

(1.) Shalit, A Return to Modesty, p. 157.
(2.) Mike Mathews, “Sexy Fashions? What Do Men Think?” Lovematters.com, p. 10.
(3.) João Paulo II, Mulieris Dignitatem (Intro), op. cit., p. 44

http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/1468-voce-se-veste-com-modestia

O que a modéstia abrange além do vestuário?




1. Nosso comportamento com o sexo oposto.

“Escrevo com mágoa no coração que as mulheres deste século, casadas ou não, com demasiada freqüência não mantêm a reserva que é de esperar. São provocativas. Chamam a atenção de homens casados e solteiros, e os que possuem faculdades morais debilitadas são enredados. Essas coisas, se permitidas, enfraquecem o senso moral e cegam a mente, de maneira que o crime não parece pecaminoso. São despertados pensamentos que o não seriam se a mulher tivesse mantido sua posição de modéstia e sobriedade. Ela pode não ter tido propósito doloso ou premeditado motivo, mas tem encorajado homens que são tentados, e que necessitam toda ajuda que possam obter dos que com eles se associam. Mediante circunspecção, reserva, não tomando liberdades, não recebendo atenções não permissíveis, mas preservando alto tono moral e impecável dignidade, muito mal pode ser evitado.” O Lar Adventista, pág. 331

“Você não pode limitar o poder de sua modéstia apenas ao que você veste. É também controlada ou perdida por onde você está disposta a ir com rapazes, quando você vai, e como você age.” Seu modo de agir pode falar muito não importa como você está vestida...embora uma mulher imodesta crie uma insaciável curiosidade em um rapaz, é a garota modesta quem o coração mais deseja. Sua modéstia é primeiramente notada por sua apresentação exterior, mas se não for seguida pela confiança da modéstia interior, ela perde o poder de sua virtude.” Dannah Gresh; Secret Keepers, p. 67 e 68

“Um dos paradoxos da modéstia, é que ela é geralmente uma reflexão de valor próprio, de ter uma tão elevada opinião a respeito de si mesma que você não precisa se gabar ou expor o seu corpo para que todos vejam. A mulher modesta é importante demais para “uso público.” Por outro lado, é vaidade e exibicionismo que nós instintivamente associamos com insegurança. Wendy Shalit, A Return to Modesty: Discovering the Lost Virtue, p. 132

* Trate tanto a homens quanto mulheres igualmente, não dando mais atenção ao sexo oposto.
* Pense mais em refletir a beleza de Deus do que a sua própria.
* Nunca abra seu coração a um homem, criando uma ligação emocional.
* Para homens: não toque as mulheres liberalmente, nem fale de modo a encorajá-las a abrir o coração.
* Quando uma garota possui modéstia interior ela se torna mais atrativa conforme você a conhece.


2. Nosso propósito na vida.

“Deve-se ensinar às moças que o verdadeiro encanto da feminilidade não consiste apenas na beleza da forma ou do aspecto, ou na posse de realizações; mas no espírito manso e quieto, na paciência, generosidade, bondade, e na prontidão para fazer algo pelos outros e sofrer por eles. Devem ser ensinadas a trabalhar, a estudar para algum propósito, a viver por algum objetivo, a confiar em Deus e a temê-Lo, e a respeitar aos pais. Assim, ao avançarem em anos tornar-se-ão mais puras, mais confiantes em si e amadas. Será impossível desprezar tal mulher. Ela escapará às tentações e provas que têm sido a ruína de tantos.” Filhos e Filhas de Deus, pág. 318


“O segredo de ser a amada é ser amável. O segredo de ser amável é ser abnegada.”

1. Poder para ter um casamento feliz
E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele… E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; …Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2: 18, 22-24

O Valor Estabelecido Aumenta a Importância
“Em meus primeiros dias no ramo de Marketing, estávamos projetando logotipos para companhias por cerca de $1,250. Um dia, por estarmos preocupados com o tempo gasto no preparo destes logotipos, aumentamos nossos preços…para $8,000. Nós esperávamos ter bem menos trabalho para fazer, mas ao invés disso, tivemos mais! Foi o valor mais alto que impeliu a demanda…e a importância do projeto. Quando os clientes perceberam que este projeto não requeria somente muito investimento financeiro mas também um investimento paciente de tempo, eles o desejaram muitíssimo. INDIANAPOLIS NEWS, 10 de Outubro de 1995

“Aqueles que minimizam a relação entre imodéstia e promiscuidade sexual enganam a si mesmos e a outros….”

“Quando o seu valor estabelecido é alto por você ter protegido tanto a sua reputação quanto a sua sexualidade, há obstáculos entre você e o homem; obstáculos que convidam aqueles que estão realmente interessados em você a ganhar o seu coração.
“Você pode obter alguma emoção com atenção temporária e paquera, mas nunca chegará perto da emoção que segue uma vida de verdadeira modéstia. Todas as mulheres querem ser desejadas. “A questão é, você será desejada por rapazes com excitações baratas em suas mentes, ou você será romântica e apaixonadamente buscada por que a sua modéstia requer isso?”

“Imagine o quão satisfatório será se você guardar tudo…todo momento de paixão…toda curva exposta…todo olhar sugestivo! Imagine a poderosa “intoxicação” que você criará pelo homem de seus sonhos se você guardar os mais profundos segredos de sua beleza apenas para ele.”

2. Poder para refletir a Cristo
“Amantes da moda podem pretender ser seguidores de Cristo, mas seu vestuário e conversação indicam o que ocupa a mente e prende as afeições. A aparência exterior é um índice do coração. O verdadeiro refinamento não se compraz no adorno do corpo para exibição. …No coração santificado não há lugar para pensamentos de desnecessários adornos.” Nossa Alta Vocação, pág.271

“Como é? Estamos confessando a Cristo em nossa vida diária? Confessamos-nO em nosso vestuário, adornando-nos com um traje simples e modesto? É nosso adorno o do espírito manso e tranqüilo que tem tão grande valor à vista de Deus? Estamos procurando promover a Causa do Mestre? A linha demarcatória entre vós e o mundo é bem distinta, ou estais procurando seguir as modas deste século degenerado?” Este Dia Com Deus, pág.137

Maravilhosa é a missão das esposas e mães e das obreiras mais jovens. Elas poderão, se quiserem, exercer influência para o bem ou para o mal, em torno de si. Pela modéstia no vestir e equilibrado comportamento, podem dar testemunho da verdade em sua simplicidade. Podem deixar que sua luz brilhe diante de todos para que vejam suas boas obras e glorifiquem ao seu Pai que está no Céu. Uma mulher verdadeiramente convertida exercerá poderosa influência transformadora para o bem.. BS 157 (1908)

“Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia…” 1 Timóteo 2: 9


Por Melissa Silva

3 de setembro de 2010

Porque ser modesta?


1. Quando nós nos vestimos de forma indecente tentamos nossos irmãos, pois Deus os criou para serem atraídos visualmente.


Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente. Provérbios 5:18,19

O quê faz uma pessoa gastar tempo lendo um anúncio, aumentando as chances de venda do anunciante? A foto de uma mulher aumentará a quantidade de tempo que alguém gasta com um anúncio em 14 a 30%. Isso é mais do que qualquer outra coisa. Anunciantes não conseguem a mesma reação quando usam a imagem de um homem.

Muitas das reações de nosso corpo são ativadas pelo sistema nervoso automático (SNA). Este sistema não é controlado pela vontade, mas pelo ambiente. Você não pode controlar estas reações por escolha. Assim trabalha o SNA. Ele força o corpo a reagir ao ambiente.

A excitação sexual trabalha da mesma forma. Fatores ambientais – o que vemos, ouvimos, ou cheiramos – trabalham juntos para dizer ao cérebro que o tempo é propício para uma reação sexual. O cérebro libera químicos através do corpo. Isto é particularmente forte em um rapaz sendo que ele é criado para ser visualmente estimulado. Se ele vê uma jovem passar por ele vestindo roupas reveladoras, seu SNA pode ser ativado. O que acontece em seu corpo?

“Ele pode perceber a mudança em sua pulsação, sua temperatura corporal irá aumentar, e o sangue começa a ser bombeado rapidamente pelo seu corpo. O processo de excitação começou. Para um rapaz isto é muito forte e apresenta claras alterações físicas. Pode ser difícil para nós garotas entendermos o quão poderoso isso é sendo que a atração sexual apresenta muito menos alterações físicas em nós e é mais difícil de ser definida.
Embora [um rapaz] possa escolher como reagir a esta excitação, ele não pode evitá-la. É o ambiente que a controla.” Dannah Gresh; Secret Keepers, p. 44, 45

“Tudo que tenha o objetivo de chamar a atenção para a pessoa, ou provocar admiração, está excluído do traje modesto recomendado pela Palavra de Deus.” Ciência do Bom viver, pág. 287

“Poucas tentações são mais perigosas ou mais fatais, aos jovens, do que a tentação da sensualidade, e nenhuma, se permitida, se demonstrará tão decididamente nociva à alma e ao corpo, para o tempo e a eternidade.”Mente, Caráter e Personalidade, Vol.1 , pág. 231

2. Quando nós vestimos de forma indecente os homens nos respeitam menos.

“Nossa modéstia tornará os homens mais virtuosos, e nos protegerá do perigo. Mulheres são o sexo mais frágil, e são mais vulneráveis tanto física quanto emocionalmente. A modéstia reconhece esta vulnerabilidade especial, e a protege.” Wendy Shalit

“A imodéstia remove os obstáculos e convida qualquer rapaz à desejá-la em sua mente. É uma excitação barata que não requer investimento algum de sua parte. Seu corpo é oferecido a ele ao seu controle. Ele é motivado pela concupiscência.” Dannah Gresh; Secret Keepers, p. 56


“A simplicidade no vestir, aliada à modéstia das maneiras, muito farão no sentido de cercar uma jovem com aquela atmosfera de sagrada reserva que para ela será uma proteção contra os milhares de perigos.” Orientação da Criaça, pág. 417

Por Melissa Silva